
No dia 7 de Fevereiro, será lançado o Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho (FIDEJUST). Um ato público irá marcar o lançamento, que ocorrerá às 17h, no Plenário Milton Dutra (avenida Praia de Belas, 1.100), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre. O Sindppd/RS apoia a iniciativa.
A criação do FIDEJUST foi definida no início de Janeiro, em reunião do Fórum de Relações Institucionais do TRT4. Na mesma ocasião, ficou definida a realização do grande ato público ocorrido no dia 21 de Janeiro, em frente às varas trabalhistas, parte de uma mobilização nacional em defesa da Justiça do Trabalho.
O evento de lançamento é aberto a toda a comunidade. Com atuação no âmbito estadual, o FIDEJUST coordenará e desenvolverá a comunicação digital de todas as ações de valorização, fortalecimento e defesa da Justiça do Trabalho como ramo especializado do Poder Judiciário.
Ameaça de extinção
O lançamento do Fórum de Defesa da JT é uma resposta às reiteradas ameaças à Justiça do Trabalho. O risco de extinção da instituição, que já era real com o governo de Michel Temer (MDB), tem se tornado maior com o novo governo. Jair Bolsonaro (PSL) já declarou sua intenção de extinguir a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT), bem como de aprofundar a reforma trabalhista aprovada durante o governo anterior.
Frente a esse cenário, os trabalhadores já têm se mobilizado, como nos atos do dia 21 de Janeiro, e voltarão às ruas em 5 de Fevereiro, em Brasília, em uma manifestação unificada nacional.
* Com informações do site do Sintrajufe/RS
Faça um comentário