Em defesa da PROCERGS: audiência pública na Assembleia Legislativa debate PEC 280

0 105
image_pdfimage_print

 

191204audiencia_publica_ALERGS_1

 

A CT PROCERGS, o Sindppd/RS e demais trabalhadores da PROCERGS participaram da audiência pública para debater a PEC 280/2019, que ocorreu na 4ª feira (4/12) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS).  Trabalhadores do BANRISUL e da CORSAN, bem como os sindicatos que representam as duas categorias (Sindbancários e Sindiágua), estiveram presentes em peso, ajudando a lotar o plenarinho da Casa.

A audiência pública foi organizada e convocada pela deputada estadual Juliana Brizola (PDT) para tratar da PEC 280/2019, que prevê a retirada do plebiscito para venda da PROCERGS, do BANRISUL e da CORSAN. O governo de Eduardo Leite também foi convidado, mas não mandou nenhum representante para a atividade.

A deputada estadual lembra que embora o governador tenha prometido, em campanha, que realizaria plebiscito para debater a venda do setor energético, na prática, fez o contrário. Da mesma forma, agora, autoriza sua base aliada a apresentar projeto para facilitar a entrega da PROCERGS, do BANRISUL e da CORSAN. Para Juliana Brizola, o objetivo é claro: abrir caminho para as privatizações.

Os diretores do Sindppd/RS, Vera Guasso e Ormar Rosa, também se pronunciaram na mesa. Ormar alertou que a privatização das três empresas já está, na prática, em curso. “É um abandono total por parte das gestões das empresas. Na PROCERGS, estamos vivendo uma situação em que os projetos prioritários estão totalmente descontinuados e ninguém sabe qual é o futuro da empresa”, denunciou. Ormar também ressaltou que o ataque aos direitos dos trabalhadores também faz parte deste processo de desmonte das empresas. Na PROCERGS, os trabalhadores conseguiram manter os direitos do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) após uma greve de mais de 30 dias em meados deste ano.

 

191204audiencia_publica_ALERGS_2191204audiencia_publica_ALERGS_3

 

 

 

Para barrar a PEC 280/2019 e a privatização, só com luta. Se você não participar e vir pra rua, colega, a PROCERGS corre sério risco de ser privatizada SIM!

A participação dos colegas na audiência pública nessa 4ª feira (4/12) foi bem importante. No entanto, o envolvimento do conjunto dos trabalhadores da PROCERGS está muito tímido, ficando pequeno em comparação aos trabalhadores do BANRISUL e da CORSAN, que vêm participando em peso das atividades, atos e audiências.
 
O Sindppd/RS e a CT PROCERGS integram a articulação com o SINDBANCÁRIOS e o SINDIÁGUA de luta contra a privatização, mas somente conseguiremos barrar a PEC 280/2019 e impedir o desmonte e a venda da PROCERGS, da CORSAN e do BANRISUL colocando gente na rua! A luta contra a privatização não é apenas da CT e do Sindppd/RS, é de todos nós!

Se os trabalhadores da PROCERGS não “abraçarem a causa”, a empresa pode ser desmontada e privatizada SIM! É o que vem acontecendo com as empresas de TI federais (SERPRO e DATAPREV) e de Porto Alegre, a PROCEMPA. Não se engane, achando que a PROCERGS ficará de fora, até porque já está em trâmite esta PEC 280/2019, que tira o maior “entrave” para a privatização da empresa estadual de TI.

Não espere acontecer, colega. Vamos nos organizar e nos anteciparmos, pois apenas assim teremos chances de barrar a privatização da PROCERGS, do BANRISUL e da CORSAN. Estamos todos juntos no mesmo barco à deriva, vamos à luta juntos!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br