DATAPREV – Trabalhadores aprovam construção de alternativa para a Campanha Salarial

0 25
image_pdfimage_print

Trabalhadores da Dataprev no RS decidiram, em assembleia, construir uma alternativa para a campanha salarial de 2011. Decisão semelhante foi tomada pelos trabalhadores da regional Porto Alegre do Serpro no dia 09 de Dezembro. Veja a seguir o relato da assembleia na Dataprev.

Assembleia dos trabalhadores da Dataprev/RS aprova a construção de uma alternativa dos trabalhadores para a Campanha Salarial 2011

Em uma assembleia bastante representativa, ocorrida nessa quinta-feira, 09/12, retomou-se o debate sobre as perspectivas e alternativas para a Campanha Salarial Nacional 2011 dos trabalhadores da Dataprev. Contando com a presença da assessoria jurídica, os trabalhadores puderam expor suas dúvidas e esclarecer o que nos espera no próximo período.

Foi feita uma avaliação da política que a Fenadados vem implementando nos últimos 8 anos e repetidas traições aos interesses dos trabalhadores, que infelizmente, virou sua marca registrada com o seu trabalho incansável para aprovar o ACT por dois anos, na Campanha Salarial de 2009, atendendo aos interesses da direção da Dataprev e do governo federal, que abriu o caminho para diversos ataques da empresa, neste ano de 2010. As alterações na Norma de Férias, a exigência de Laudos Médicos, o não pagamento da PPLR 2009 são só uma amostra desta política truculenta da direção da empresa.

Mas é necessário seguir em frente e o projeto é construirmos em conjunto uma pauta de reivindicações da Dataprev/RS (no Serpro/RS também faremos a mesma coisa) em conjunto com outros sindicatos e OLTs em nível nacional, que são nossos aliados na incessante busca do respeito às decisões da categoria. Estas entidades são as mesmas que colocam na prática a total independência em relação às direções das empresas e governos.

A assessoria jurídica enfatizou o fato de que são os sindicatos que detém originariamente o poder de negociação e representação dos trabalhadores, sendo que somente as assembleias convocadas para tal, têm a condição de delegar ou não os poderes para outras organizações representá-las nas negociações da campanha salarial.

Debatemos também sobre as dificuldades que vão se colocar nesse caminho, pois sabemos os inúmeros obstáculos que se interporão, mas o mais importante é que quando a categoria está decidindo os seus rumos, não existe nenhuma força intransponível.

Ao final fizemos uma votação por unanimidade, de aprovação desse novo caminho de construção de uma frente nacional que se fortalecerá a partir da adesão dos trabalhadores, pois hoje há um descompasso enorme entre o que quer a categoria e o que faz a Fenadados. Essa construção envolverá uma frente de sindicatos, OLTs e trabalhadores em todo o país.

Veja aqui o manifesto construído por várias mãos, em reunião nacional acontecida em novembro/2010, que representa a vontade de representações que querem construir um novo caminho para os trabalhadores da informática em nosso país. É o lançamento da FNI – Frente Nacional dos Trabalhadores de Informática, uma alternativa a ser referendada pela categoria e que nasce com princípios muito firmes, que clama por democracia, respeito às decisões dos trabalhadores, pelo fim do pacto federativo e na defesa de que cada trabalhador vale um voto nas assembleias.

Sindppd/RS

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br