SindNotícias:
  • Agora, em conluio com o Serpro, cortou a liberação sindical do Sindpd/SC ... Leia mais...
  • Despejo de 1,6 mil famílias, cerca de 6 mil pessoas ao total, é uma ver... Leia mais...
  • Sindicatos e centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis e veread... Leia mais...
  • A Justiça do Trabalho gaúcha confirmou a liberação sindical do diretor ... Leia mais...
  • Informamos com pesar o falecimento da mãe da diretora do Sindppd/RS e trab... Leia mais...
História do sindicato PDF Imprimir E-mail
Sobre o Sindppd-RS

O Sindppd/RS (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Estado do RS) é resultado de uma longa e árdua luta dos trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação) do nosso estado. A preocupação dos trabalhadores em ter uma organização do setor veio à tona na década de 70 e era movida pela vontade de regulamentar a profissão. A primeira associação de classe foi criada pelos trabalhadores da Procergs (ASPROCERGS), mas tinha atuação limitada somente aos funcionários da empresa.

 

Anos 80categoriaabos80

categoria88

Com o intuito de agregar força para tratar de assuntos mais gerais do setor de TI, em 18 de Junho de 1977, 40 trabalhadores em processamento de dados criaram a APPD-RS (Associação dos Profissionais em Processamento do Rio Grande do Sul). Um ano e dois meses depois de fundada, a entidade já contava com 600 profissionais associados. A APPD-RS foi a primeira organização do setor no país e estimulou a criação das associações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As principais bandeiras da APPD-RS eram a regulamentação da profissão, a autonomia tecnológica, a formação profissional e a criação de um sindicato. Neste sentido, uma das primeiras ações foi a elaboração do projeto de lei que regulava a profissão de TI, criado por um grupo de profissionais de São Paulo e melhorado nos congressos das APPDs. Outras lutas foram travadas pelas associações da área de TI e renderam bons frutos mais adiante, como a redução da jornada de trabalho para 44h na década de 80.

Sindppd/RS: Rumo ao Sindicato!

O Sindppd/RS foi criado em 25 de Maio de 1985, em assembleia dos trabalhadores durante o 3º Encontro Estadual de Profissionais em Processamento de Dados, em Porto Alegre (RS). No entanto, a carta sindical, termo que regulariza o funcionamento do sindicato, foi emitida apenas em 4 de Março de 1986.

Anos90anos90


Anos 80
categoriaprocergsanos80categoriadatamecanos80


Na época, o Sindppd/RS nasceu com a preocupação da regulamentação da profissão de TI, mas também debatia as condições de trabalho, a organização da categoria, a política nacional de informática e a mobilização da sociedade brasileira em torno das Diretas Já! e da nova Constituição Brasileira (editada em 1988). A questão da saúde foi prioridade no sindicato, tornando o Sindppd/RS precursor na luta pelo reconhecimento, prevenção e combate das doenças do trabalho, entre elas as LER (Lesões por Esforços Repetitivos).


Anos 2000
categoriaprocergs20062007categoriaprocempa2000categoriadataprevanos2000

 

Homologações



Documentação necessária

Emissão de boleto



Como emitir

Enquete

Particulares: Os empresários estão intransigentes. Para avançar, precisamos lutar! Você é a favor de fazer greve?
 

Jornal

Banner
Newsletter

Assine nosso boletim informativo.

Nome: *

Email: *


Siga-nos no Twitter

twitter-sindppdrs

Copyright © SINDPPD
Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460
Telefone/Fax: (0xx51) 3213-6100 | 3213-6140
[X]