200825assembleia_procergs_DESTAQUE

Com luta, trabalhadores da Procergs conquistam prorrogação do ACT por 9 meses

0 240
image_pdfimage_print

 

Em assembleia, categoria aceitou estender o ACT 2019/2020 (Acordo Coletivo de Trabalho) para até o final de Março de 2021. Mas precisamos seguir muito mobilizados, pois as negociações da Campanha Salarial 2020/2021 devem iniciar em breve e a PROCERGS virá pra cima para retirar direitos. Próxima assembleia será após a mediação do dia 3/09 no TRT. A luta continua!

 

No final do dia de ontem (24/08), a direção da empresa enviou comunicado aos trabalhadores avisando que aceitava a proposta feita pelo Sindppd/RS na mediação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em 20 de Agosto. Na ocasião, o sindicato, mostrando-se interessado em resolver o impasse provocado pela própria empresa, sugeriu a renovação do ACT 2019/2020 (Acordo Coletivo de Trabalho) por mais 9 meses, até 31 de Março de 2021.

Apesar de ter acatado a oferta do Sindppd/RS, a PROCERGS afirmou, no comunicado, que irá cumprir o Acordo atual impreterivelmente até esta data (31/03/21), portanto sem mais prorrogações. A empresa também disse que a contrapartida da aceitação da proposta é a exigência de que o Sindppd/RS desista da ação que ingressou na Justiça para exigir o cumprimento do Acordo Coletivo atual e o pagamento dos valores devidos aos colegas que tiveram seus benefícios cortados pela PROCERGS.

Esta proposta, embora não seja os 12 meses que a lei garante, representa um avanço perante aos 6 meses de renovação que a direção da PROCERGS e o governo estadual queriam impor – e que a categoria já havia rejeitado. Além disso, dá fim à situação de diversos colegas que tiveram seus benefícios ilegalmente cortados pela direção da empresa porque a validade do Acordo Coletivo não tinha sido estendida.

Este foi o assunto central da assembleia virtual realizada pela categoria na tarde desta 3ª feira (25/08). Ficou claro a todos que a mobilização dos trabalhadores foi fundamental para que a empresa aceitasse a proposta. Esperamos que a PROCERGS regularize o pagamento dos direitos aos trabalhadores o mais breve possível. E no dia 3 de Setembro acontece a próxima mediação, às 16h, com a presença da PROCERGS e as representações dos trabalhadores.

Na mediação, o Sindppd/RS levará também a posição de que aceita desistir da ação judicial, desde que não exista necessidade de pagamento recíproco de honorários. Afinal, o sindicato somente ingressou na Justiça devido ao não cumprimento do ACT por parte da PROCERGS.

No final da assembleia, foi realizada uma votação por formulário do Google para saber se os trabalhadores referendavam a proposta apresentada pelo Sindppd/RS de renovar o ACT 2019/2020 impreterivelmente até 31 de Março de 2021 conforme consta da ata da mediação do dia 20/08, já que a empresa concordou com a proposta. A ampla maioria aprovou.

 
COMO FICOU A VOTAÇÃO (280 votantes)

Pergunta: “Aprova prorrogação das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho de 2019/2020 para 31 de março abril de 2021, impreterivelmente que, se até lá as partes não tiverem chegado a um consenso, cessa a vigência das cláusulas prorrogadas a contar de 01 de abril de 2021?”

SIM: 265 votos
NÃO: 11 votos
ABSTENÇÕES: 4 votos

 

 

Precisamos nos manter muito unidos e mobilizados para defender nosso Acordo Coletivo e a PROCERGS pública e forte!

A renovação do ACT 2019/2020 foi encarada como uma vitória parcial importante pela maioria dos cerca de 315 colegas presentes na assembleia. No entanto, a sensação geral não foi de alívio, mas sim de que se encerra uma batalha para iniciar uma outra, que deverá ser duríssima: a da Campanha Salarial 2020/2021. A direção da PROCERGS e o governo estadual (GAE) mantêm a posição de retirada de direitos. Na nota enviada ontem, junto com o anúncio de que aceitava a proposta do Sindppd/RS, a direção da empresa reiterou que “a posição do Governo é a extinção dos benefícios de anuênio/quinquênio”. E sabemos que tem outras cláusulas na berlinda.

E nesta luta, é fundamental que o Sindppd/RS esteja cada vez mais fortalecido. Atualmente, 484 trabalhadores da PROCERGS, entre ativos e aposentados, são filiados ao sindicato. Mas precisamos de mais sindicalizações! O envolvimento dos trabalhadores também se reflete ao assumir financeiramente o sustento do Sindppd/RS, que é o instrumento de organização e de mobilização da categoria dos TRABALHADORES da TI no RS!

 

SINDICALIZE-SE AO SINDPPD/RS! Preencha a ficha neste link (http://www.sindppd-rs.org.br/ficha.php), gere em PDF e mande, junto com uma foto de seu documento (RG ou CNH, de preferência que tenha uma foto sua) para a Secretaria Geral do sindicato pelo e-mail secretariageral@sindppd-rs.org.br    . A mensalidade é no valor de 1% do salário base!

 

 

À luta!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br