190807assembleia_procergs_DESTAQUE

Procergs 2019/2020: Assembleia define mobilizações e assembleia para votar greve

0 236
image_pdfimage_print

 

Numa assembleia massiva e bastante representativa, cerca de 330 trabalhadores rejeitaram a proposta patronal e aprovaram, por UNANIMIDADE, um calendário de mobilização com indicativo de assembleia para deliberar por GREVE até o final de Agosto caso as negociações não avancem. A primeira mobilização será de 2h, à tarde, e já acontece nas próximas 3ª e 5ª feiras na sede da PROCERGS.

A indignação dos trabalhadores está evidente e ficou expressa na deliberação da assembleia realizada nessa 4ª feira (7/08). Desde o início, alguns colegas já puxavam gritos de “é greve!” frente à proposta que a direção da empresa e o governo estadual/GAE mantiveram na última reunião de negociação, em que permaneceu o reajuste ZERO para salários e benefícios e a retirada de vários direitos. A proposta do governo pode representar uma perda entre 20% e 25% nos ganhos dos trabalhadores da PROCERGS em um único ano!

Na abertura da assembleia, representantes da CT PROCERGS e do Sindppd/RS fizeram um breve relato da negociação com o GAE e a direção da PROCERGS. O discurso é de que não podem dar reajuste devido à situação do caixa do Estado. No entanto, os representantes do governo disseram que tem dinheiro para outras rubricas, tais como fábrica de software, mas para salários não tem. O motivo, segundo eles, é contábil, pois a verba seria retirada de rubrica diferente, não afetando o limite de gastos imposto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal); para nós, o motivo é POLÍTICO, de não investir na PROCERGS pública e repassar dinheiro para o setor privado!

O GAE/ governo estadual e a direção da empresa ainda trouxeram o mesmo argumento utilizado por gestões anteriores, de que a empresa e seus trabalhadores precisam se atualizar perante às novas tecnologias e ao mercado de TI. E uma novidade: disseram que a geração mais jovem de trabalhadores não estão interessada somente na questão financeira e, sim, em desafios profissionais. Os fatos mostram que vários trabalhadores, especialmente os mais jovens, estão pedindo licença não remunerada e até demissão, pois não vislumbram ascensão funcional e salarial dentro da empresa com as políticas aplicadas pelas gestões que têm passado pela empresa/governo.

 

 

Foi apresentada uma proposta de calendário de mobilização pela CT e pelo sindicato, que foi antecipado por meio de construção coletiva pelos presentes na assembleia. Este calendário é o que foi deliberado por UNANIMIDADE:

 

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA PROCERGS – Campanha Salarial 2019/2020

3ª feira (13/08): Mobilização de 2h, das 14h30min  até as 16h30min
5ª feira (15/08): Mobilização de 2h, das 14h30min até as 16h30min
20 de Agosto (3ª feira): Assembleia de mobilização de 1 TURNO, a partir das 13h30min até às 17h30min, com debate e deliberação sobre indicativo de data da GREVE

Observação: No IPE, as mobilizações de 2 horas ocorrerão no próprio local

 

 

A unidade dos trabalhadores é fundamental! Mais de 330 colegas aprovaram, por UNANIMIDADE, este calendário de mobilização. Portanto, no mínimo todos estes colegas deverão estar no pátio a partir da próxima semana. Se a maioria dos trabalhadores estiver no pátio, a solução será mais rápida.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A PRESERVAÇÃO DE DIREITOS E DE TODAS AS CONQUISTAS IRÃO BENEFICIAR TODO O CORPO FUNCIONAL!

Precisamos de todos e de todas na luta pelos nossos ganhos, nossos empregos e pelo fortalecimento da PROCERGS PÚBLICA!

 

 

Fotos da assembleia:

 190807assembleia_procergs1190807assembleia_procergs2

190807assembleia_procergs3190807assembleia_procergs4

190807assembleia_procergs5190807assembleia_procergs7

 190807assembleia_procergs6190807assembleia_procergs8

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br