Balanço da campanha salarial 2005

0 36
image_pdfimage_print

Mobilização dos trabalhadores fez a diferença

Foi uma campanha longa, em que a empresa, por diversas vezes, tentou desmobilizar a categoria e esvaziar o movimento. Os trabalhadores, no entanto, estavam coesos e, com boa unidade, conseguiram atingir os seus objetivos. Acima de tudo, foi uma campanha vitoriosa porque fez com que a diretoria do Serpro recuasse ao sentir a força dos trabalhadores. A proposta ainda não contempla todas as reivindicações e necessidades do grupo, mas representa um grande avanço. Faltou a reposição de perdas salariais e proposta para o Plano de Cargos e Salários, em que a categoria defende o cargo único. O tratamento que a empresa dá aos trabalhadores não é eqüanime e esse é um aspecto que ainda precisa ser reavaliado.

A união do grupo foi, sem dúvidas, o grande destaque. Foram várias paralisações até o indicativo de greve. O papel do sindicato e da OLT também foi decisivo para o avanço. O Sindppd/RS participou de todas as mesas de negociações e soube se impor nos momentos necessários. Ao final, foi conquistado 8,07% de reajuste salarial, mais 1,12% de aumento real, pago a partir do mês de novembro, e aumento no valor do tíquete para R$ 17,00.

 

Manutenção do Anuênio

A empresa também queria tirar o anuênio dos funcionários novos e alterar para quinqüênio. Com a mobilização, os trabalhadores conseguiram manter o benefício para todos.

Os trabalhadores do Serpro e da Dataprev mostraram o valor da união de uma categoria e até onde se pode chegar com tanta determinação. Parabéns a todos! Agora é pensar no próximo ano, pois a luta continua.

 

Participaram: Ernani Menna, Celso da Silva e Luiz Hugo Christ

 

Fonte: Sindppd/RS

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br