220324assembleiaserpro_DESTAQUE

Assembleia do Serpro aprova pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022

0 324
image_pdfimage_print

 

Data-base é em 1° de Maio. Reposição das perdas com a inflação e defesa das empresas públicas de TI do governo federal são os destaques. Junte-se à luta contra o desmonte do Serpro e da Dataprev!

 

ATUALIZAÇÃO EM 1/04/2022:  a pauta de reivindicações unificada do SERPRO foi protocolada junto à direção da empresa nessa 5ª feira (31/03/22).  CLIQUE AQUI para acessar a pauta

 

Na 5ª feira (24/03) à tarde, aconteceu a assembleia de abertura da Campanha Salarial dos trabalhadores e das trabalhadoras do SERPRO. A pauta de reivindicações foi debatida e deliberada pelos presentes, tendo como principal questão econômica a reposição das perdas nos salários e nos benefícios pelo INPC, além de um reajuste de cerca de 5,5% referente à recomposição das perdas em anos anteriores, já que em 2020 a categoria amargou reajuste zero e, em 2021, recebeu apenas 70% do índice da inflação do período.

A assembleia também decidiu excluir a Cláusula 27 (determina a quitação de todas as parcelas objeto do contrato de trabalho, com pequenas exceções, para quem aderiu ao PDV) e manter na pauta as reivindicações de garantia de emprego, defesa do SERPRO como empresa pública de TI e a realização de concurso público, pois o último ocorreu em 2014. Os trabalhadores querem, ainda, negociar e regularizar, com a empresa, a situação da jornada de trabalho pós pandemia do COVID-19.

A pauta de reivindicações foi aprovada por unanimidade. A assembleia deliberou, por ampla maioria, a autorização ao sindicato e/ou ao comando nacional de negociação a representarem a categoria na negociação e a tomarem medidas judiciais cabíveis, se necessário, e o desconto da contribuição assistencial, sendo que o índice será definido no final da campanha salarial.

Agora, a pauta aprovada pelos trabalhadores do SERPRO no Rio Grande do Sul será unificada com as dos outros estados para entregar uma única à direção da empresa. Nacionalmente, a proposta é de que o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) englobe os dois anos 2022/2024 estritamente para as CLÁUSULAS SOCIAIS.

 

Assembleia denuncia que prédio da Regional Porto Alegre está em situação de abandono

No fim da assembleia, a OLT/ SERPRO repassou um informe detalhado sobre a situação do prédio da Regional em Porto Alegre, que está sendo reformado para abrigar também outros órgãos federais. Colegas que estão trabalhando presencialmente no local relataram situações de arrombamento de gavetas e furto de objetos. Também foi comentado que o restaurante do térreo está fechado, levando os trabalhadores a trazerem a comida de casa ou procurarem outros locais nas redondezas para almoçar, e dificuldades em registrar o ponto, já que não tem mais os terminais no andar térreo.

Frente a isso foram sugeridas várias propostas de solução, e uma delas é a implantação do Ponto por Exceção, como vem sendo praticado para os trabalhadores em home office. Ficou encaminhado que a OLT e o Sindppd/RS enviarão ofício à direção do SERPRO relatando a situação de descaso e de falta de segurança em que se encontra o prédio da regional.

Como já se vê, colegas, precisamos estar unidos e mais fortalecidos para defender nossos ganhos, empregos e as empresas públicas. Participem dos chamados e das assembleias convocadas pelo sindicato!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br