A PROCEMPA no debate eleitoral à prefeitura de Porto Alegre: em defesa da empresa pública de TI!

0 63
image_pdfimage_print

 

Colegas da PROCEMPA,

como vínhamos prevendo desde a votação do PLE 032/2019, a PROCEMPA tem aparecido no debate eleitoral à nova gestão da prefeitura de Porto Alegre (RS), especialmente agora no 2º turno. É muito importante que estejamos atentos aos programas das duas candidaturas e à visão dos concorrentes Sebastião Melo (MPB) e Manuela D’Ávila (PCdoB).

O jornal Zero Hora publicou entrevistas exclusivas com os dois candidatos na 2ª feira (16/11). A pergunta sobre a PROCEMPA foi feita somente ao candidato Sebastião Melo (MDB). A questão foi se Melo pensa em privatizar companhias municipais, como a de TI e a de água e esgotos. Ele tem se colocado com um “prefeito de muitas parcerias público-privadas (PPPs)” e, entre elas, cogita para tratamento de esgoto e captação de água, entre outras.

Em relação à PROCEMPA, o candidato afirmou que “não está cumprindo o seu papel de desenvolver tecnologia na cidade e atender o seu cliente, que é a prefeitura”. Caso a empresa não consiga prover o que a prefeitura necessita, Melo afirmou que irá adquirir no mercado, ficando a PROCEMPA uma “gestora da tecnologia”.

A partir das entrevistas dos candidatos, nós, trabalhadores da PROCEMPA, achamos ser necessário trazer mais informações sobre o que faz a empresa pública de TI de Porto Alegre (RS) e dos serviços e sistemas de TI que desenvolve com qualidade e com segurança, todos presentes no cotidiano da prefeitura e da população da Capital.

Discordamos do candidato Sebastião Melo (MDB), que já foi vice-prefeito da Capital, ao afirmar que a empresa não desenvolve tecnologia e não atende às necessidades da prefeitura.

Prancheta 2 copiar 9c

 

Mencionaremos apenas algumas das atividades desenvolvidas pela PROCEMPA em áreas da prefeitura:

SAÚDE: os sistemas de gerenciamento de internações (Gerint), de consultas (Gercon) e de procedimentos de alta complexidade (Gerpac), desenvolvidos pela PROCEMPA e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os sistemas conferem mais agilidade e qualidade ao fluxo dos pacientes, reduzindo listas de espera.

ARRECADAÇÃO: utilizando sistema desenvolvido e implantado pela PROCEMPA, a Secretaria Municipal da Fazenda já encaminhou, para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 387 mil dívidas de contribuintes que devem o IPTU, ISS, ITBI. No total, os valores já negociados chegam a R$ 148,35 milhões, regularizando a situação de 128,8 mil dívidas. Do total negociado, R$ 95,83 milhões já entraram nos cofres públicos; o restante é pago parcelado.

GESTÃO: desde Agosto de 2018, não são mais abertos processos em papel na PMPA (prefeitura municipal). O processo eletrônico é mais ágil e transparente, uma vez que permite que diversos setores tenham acesso simultâneo ao processo. O SMARTPOA, projeto do Portal de Licenciamento permite a abertura de processos de licenciamento pela internet, com preenchimento de informações relevantes para o processo e realização de upload dos documentos necessários. O sistema é integrado ao SEI (sistema eletrônico de informações) para registro dos processos, documentos e suas tramitações. Por meio do portal, o requerente também poderá complementar informações sobre processos já submetidos.

 

A PROCEMPA vem servindo a cidade de Porto Alegre há 43 anos e hoje é referência no Brasil como empresa pública de TI, com vários prêmios recebidos na área de desenvolvimento de sistemas. O Sindppd/RS sempre esteve ao lado dos trabalhadores na luta por reconhecimento dos seus serviços e também pela manutenção desta empresa pública que tanto orgulha a TI gaúcha.

A PROCEMPA pode mais, e isso só depende de maiores investimentos por parte do poder público municipal em tecnologia, infraestrutura, contratação de trabalhadores e valorização dos funcionários que já estão na empresa.

 

Em defesa da PROCEMPA pública!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br