200323QUARTA_nota publica_DESTAQUE

4ª NOTA PÚBLICA frente à pandemia do Coronavírus. Parar para salvar a vida!

0 674
image_pdfimage_print

 

Home office sem redução de salário e nem perda de direitos. Parar para salvar a vida!

 

Colegas da TI, especialmente do Setor Privado

O Sindppd/RS tem recebido denúncias de que empresas do setor da TI de todos os portes estão colocando os trabalhadores em home office, mas ao mesmo tempo estão tentando fazer a redução dos salários e da jornada, além de na prática exigir a suspensão do auxílio alimentação. Não podemos aceitar perda de salário e nem de direitos enquanto os empresários têm tido acenos diários do governo de que serão socorridos com dinheiro público. Até agora, para os trabalhadores nada de bom, só risco de perda de direitos. Em vários países, os governos estão garantindo financeiramente parte dos salários, e é isso que deve ser feito no Brasil. Os trabalhadores, além de ganhar pouco, ainda pagam pesados impostos que precisam ser revertidos, agora, para garantir o sustento de todos.

Para as empresas que têm enviado ofício querendo negociar diminuição de direitos e salários, o sindicato está informando de que a situação dos trabalhadores é precária. As empresas já economizaram bastante e continuam a economizar. Orientamos que NINGUÉM faça acordo individual. Se a empresa te pressionar, colega da TI, não assine nada e informe ao sindicato. Se a empresa descumprir com as normas da nossa CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), comunique o sindicato! Nosso e-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br

 

Continuamos a exigir trabalho em casa já! Parar para salvar vidas!

O Sindppd/RS prossegue exigindo que as empresas de TI coloquem todos os trabalhadores possíveis em home office. Para serviços ou reparos que não podem ser realizados de forma remota, que seja feita uma escala alternando os trabalhadores, permitindo que fiquem o menor tempo possível fora de casa e com toda a proteção necessária. Sem cortar salário e nem reduzir direito!

O que os empresários estão escondendo é que com o modo de trabalho remoto, as empresas estão economizando energia elétrica, água, produtos de limpeza e a internet fica por conta do trabalhador. Os empresários de TI também não estão tendo gastos com viagens e nem diárias. Isso já é uma grande economia para as empresas, enquanto para os trabalhadores crescem as contas por conta do aumento de custos.

A pandemia do Coronavírus é uma gravidade sanitária que afeta a todos e chega para acelerar uma crise econômica que já estava em curso. Mas mais uma vez, governo federal, megaempresários e banqueiros querem jogar as perdas, especialmente econômicas, nas costas dos trabalhadores e pelo preço da nossa saúde e das nossas famílias. Não vamos aceitar!

 

# Para salvar a nossa vida, home office sem redução de salário e nem corte de direitos!

 

À luta, colegas da TI

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br