
20 de Novembro: Marcha Zumbi Dandara denuncia racismo e genocídio dos negros
— 21 novembro, 2019 - 16:39 0 25
O Dia Nacional da Consciência Negra foi marcado, em Porto Alegre, entre outras atividades, por um ato público que iniciou no Largo Glênio Peres, no final da tarde dessa quarta-feira, 20 de Novembro, e seguiu em caminhada pelo centro da capital gaúcha até o Largo Zumbi dos Palmares.
Na Marcha Independente Zumbi e Dandara, trabalhadores, estudantes e organizações do movimento negro denunciaram o racismo existente no Brasil, que atinge especialmente a juventude negra que vive nas periferias e, mais especificamente, as mulheres negras que sofrem exploração e preconceito em diferentes formas.O Dia da Consciência Negra é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, negro escravizado que se tornou líder do Quilombo dos Palmares, junto com sua companheira Dandara, e que foi assassinado em 20 de novembro de 1665.
O Sindppd/RS esteve presente na mobilização na Capital gaúcha. Levamos um banner com a foto da ex-diretora do sindicato e trabalhadora do SERPRO (PSE), Hilda Dobal, falecida em Setembro deste ano. Mulher, negra e mãe da classe trabalhadora, Hilda militou e lutou, durante décadas, contra o preconceito racial, em defesa do povo negro e contra a violência às mulheres. Hilda, presente! Ontem, hoje e sempre!
Mara Souza e Vera Guasso, diretoras do Sindppd/RS
Confira algumas fotos da Marcha Zumbi Dandara, no Dia da Consciência Negra, em Porto Alegre. Crédito das fotos: Portal Sul 21
Abaixo, fotos de Matheus Gomes:
Sindppd/RS
A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.
Faça um comentário